sábado, 13 de novembro de 2010

Muito legal a idéia das luminárias também!!!


Lindo né.. ?
Então vamos ao PAP:
Você vai precisar..
- Cola Cascorez (essa da foto)
- Balão/Bexiga/Bola.. eu utilizei um balão de numero 9, pois o formato dele é como uma bola, bem redondinho e não uma coxinha, como os que vendem em mercado..
- Barbante (escolha um de sua preferencia)
- Duas latinhas (ou 1 vaso que te de suporte, para fixar o balão), a segunda você vai utilizar para dissolver a cola na água.
- Pincel (bem limpinho para passar a cola, eu comprei um bem baratinho pra usar somente pra isso..)
- Fita adesiva (pra fixar o balão na lata)
- Água (para diluir a cola, lavar MUITAS vezes a mão
- Um bocal, ou vela..


       Bom pra começar, encha bem o balão, ate que fique no tamanho desejado pra sua luminária, eu fiz a minha bem redondinha, pouco maior que uma bola de futebol (uhul Brasil rumo ao Hexa ! ! !)
Corte um pedacinho de fita adesiva (utilizei uma bem larga, dessas grandonas, pra que alcançasse bem o balão e a latinha).
Fixe o balão com a latinha, como na foto:
       Com a ajuda do pincel passe a cola (SEM dissolver em água), em todo o balão, com cuidado para não escorrer (NÃO se esqueça de forrar bem o local onde você esta trabalhando, pois essa cola cola mesmo!!! Depois pra tirar, nem te conto... rs..
Ficara assim:
       Com calma, comece a enrolar, o barbante ao redor do balão, no inicio não faz diferença a direção que você escolhe, lembre-se somente que você terá que cobrir praticamente todo o balão, então vá enrolando em diferentes sentidos!
Para fixar bem a ponta final do barbate, (no caso de você estar utilizando um barbante, cortado em meadas, como o meu), passe a pontinha em baixo de uma das voltas dadas em volta do balão, para que a mesma fique bem firme.. continue assim por diante.. Lave a mão sempre que necessário.. pois vai virando uma meleca..
 
Quando você notar, que algumas voltas estão ficando muito levantadas como essa da foto:
Na próxima volta passe ela bem firme sobre a linha levantada e puxe bem, dando a volta e fixando assim a levantada..
Conforme você for enrolando, vera que pode ir prendendo com mais forca o barbante.. pois as outras voltas (camadas) de barbante, vão dando uma proteção ao balão, e este não estoura (muito difícil), eu puxei bem, ia apertando o barbante, pra luminária ficar bem redondinha e firme..
Quando sua luminária estiver mais ou menos coberta, como na foto:
Dissolva um pouco de cola em água ( medidas iguais/ a medida de cola e água), e passe aleatoriamente sobre o barbante.. imagino que nessa altura sua mão já esteja bem grudenta.. Então lave sempre que necessário, pra não complicar na hora de passar o barbante

 Continue enrolando o barbante, agora tome cuidado de tentar cobrir todos os buraquinhos, ou partes em que não foi passado o barbante, como utilizei um balão bem colorido, consegui visualizar bem onde não tinha passado.. TOME O CUIDADO de passar, variar vezes sobre as beiradas, entre o balão e a latinha (esse será seu bocal).
Depois de acabado, passe a mistura água e cola, sobre toda a luminária, com cuidado, mas sem esquecer nem um pedacinho.. (isso fará com que sua luminária escureça um pouco o tom..), pra que ela fique bem firme!
Veja uma seca e a outra molhada:
Deixe secar, BEM, ate que não se veja mais a cola.. Aproximadamente 8 horas.. (eu deixei de um dia pro outro..)
Após verificar que esta bem sequinha, ela ficara bem firme.. Pode retirar a fita adesiva, com cuidado e furar próximo ao nozinho( se não estourou quando você retirou a fita..)
Retire com cuidado o balão estourado, e a cola que secou..


Esta PRONTA sua luminária.. Você pode fixar ela a um bocal.. ou utilizar com uma vela.. fica charmoso e lindo de qualquer maneira! Pode pintar, decorar.. como quiser!!! Olhem essa foto de algumas pintadas, achei no google, pra ver como fica:

4 comentários:

Marina disse...

posso pintar os globos com qualquer to de tinta ou tem uma específica?

Tanúzia e Eduardo disse...

Muito bom!!! Amei!

Unknown disse...

Ficaram otimas ..
Vou fazer.
bjs

Rory disse...

Também quero muito saber

Postar um comentário

Este espaço é seu por isso pode ficar á vontade!!!