sábado, 13 de novembro de 2010

Topiarias com fitas

Seja com fitas coloridas, neutras.. podem ser pra decorar um cantinho vazio na cozinha, no meio de uma mesa.. no banheiro.. balcão da loja. Lembrancinhas, arranjos de mesa.. SÃO LINDAS!!!
Tudo que você precisa é:
Um vasinho (qualquer modelo, aproveite latinhas ra reciclar..)
O tronco (palito de churrasco, pau de canela, cabinhos de madeira, etc..)
Bola de isopor (no tamanho desejado)
Fitas (variadas. nas cores que quiser, aquelas que sempre sobram..)
Alfinetes (vários.. um pra cada rolinho de fita)
Ai com paciência e carinho, faça rolinhos com a fita e vá fixando na bola de isopor com os alfinetes, ate que sua topiaria esteja completa, fixe na base e coloque no vasinho escolhido!
Nas fotos podem ver alguns modelinhos lindos.. capriche nos detalhes, pintando os vasinhos, acrescentando fitas.. lacinhos.. e quem sabe pintando a bola de isopor antes de iniciar o trabalho pode dar um efeito ainda melhor!

Muito legal a idéia das luminárias também!!!


Lindo né.. ?
Então vamos ao PAP:
Você vai precisar..
- Cola Cascorez (essa da foto)
- Balão/Bexiga/Bola.. eu utilizei um balão de numero 9, pois o formato dele é como uma bola, bem redondinho e não uma coxinha, como os que vendem em mercado..
- Barbante (escolha um de sua preferencia)
- Duas latinhas (ou 1 vaso que te de suporte, para fixar o balão), a segunda você vai utilizar para dissolver a cola na água.
- Pincel (bem limpinho para passar a cola, eu comprei um bem baratinho pra usar somente pra isso..)
- Fita adesiva (pra fixar o balão na lata)
- Água (para diluir a cola, lavar MUITAS vezes a mão
- Um bocal, ou vela..


       Bom pra começar, encha bem o balão, ate que fique no tamanho desejado pra sua luminária, eu fiz a minha bem redondinha, pouco maior que uma bola de futebol (uhul Brasil rumo ao Hexa ! ! !)
Corte um pedacinho de fita adesiva (utilizei uma bem larga, dessas grandonas, pra que alcançasse bem o balão e a latinha).
Fixe o balão com a latinha, como na foto:
       Com a ajuda do pincel passe a cola (SEM dissolver em água), em todo o balão, com cuidado para não escorrer (NÃO se esqueça de forrar bem o local onde você esta trabalhando, pois essa cola cola mesmo!!! Depois pra tirar, nem te conto... rs..
Ficara assim:
       Com calma, comece a enrolar, o barbante ao redor do balão, no inicio não faz diferença a direção que você escolhe, lembre-se somente que você terá que cobrir praticamente todo o balão, então vá enrolando em diferentes sentidos!
Para fixar bem a ponta final do barbate, (no caso de você estar utilizando um barbante, cortado em meadas, como o meu), passe a pontinha em baixo de uma das voltas dadas em volta do balão, para que a mesma fique bem firme.. continue assim por diante.. Lave a mão sempre que necessário.. pois vai virando uma meleca..
 
Quando você notar, que algumas voltas estão ficando muito levantadas como essa da foto:
Na próxima volta passe ela bem firme sobre a linha levantada e puxe bem, dando a volta e fixando assim a levantada..
Conforme você for enrolando, vera que pode ir prendendo com mais forca o barbante.. pois as outras voltas (camadas) de barbante, vão dando uma proteção ao balão, e este não estoura (muito difícil), eu puxei bem, ia apertando o barbante, pra luminária ficar bem redondinha e firme..
Quando sua luminária estiver mais ou menos coberta, como na foto:
Dissolva um pouco de cola em água ( medidas iguais/ a medida de cola e água), e passe aleatoriamente sobre o barbante.. imagino que nessa altura sua mão já esteja bem grudenta.. Então lave sempre que necessário, pra não complicar na hora de passar o barbante

 Continue enrolando o barbante, agora tome cuidado de tentar cobrir todos os buraquinhos, ou partes em que não foi passado o barbante, como utilizei um balão bem colorido, consegui visualizar bem onde não tinha passado.. TOME O CUIDADO de passar, variar vezes sobre as beiradas, entre o balão e a latinha (esse será seu bocal).
Depois de acabado, passe a mistura água e cola, sobre toda a luminária, com cuidado, mas sem esquecer nem um pedacinho.. (isso fará com que sua luminária escureça um pouco o tom..), pra que ela fique bem firme!
Veja uma seca e a outra molhada:
Deixe secar, BEM, ate que não se veja mais a cola.. Aproximadamente 8 horas.. (eu deixei de um dia pro outro..)
Após verificar que esta bem sequinha, ela ficara bem firme.. Pode retirar a fita adesiva, com cuidado e furar próximo ao nozinho( se não estourou quando você retirou a fita..)
Retire com cuidado o balão estourado, e a cola que secou..


Esta PRONTA sua luminária.. Você pode fixar ela a um bocal.. ou utilizar com uma vela.. fica charmoso e lindo de qualquer maneira! Pode pintar, decorar.. como quiser!!! Olhem essa foto de algumas pintadas, achei no google, pra ver como fica:

Outra idéa fácil fácil!!!!Pra decoração ou para presentear cada moça!

Oi meninas!!!

                Como não achei um PAP satisfatório na NET resolvi fazer um, as florzinhas são simples, mas dão um toque bem especial e vi alguns modelos lindos pelo Google.. quanto mais cheinho o vasinho mais bonito fica, podem ser de variados tamanhos e larguras.. você escolhe! Espero que gostem e que tenham muitos vasinhos reciclados por ai... Veja o primeiro modelinho aqui!
                Bom vamos ao trabalho:
Pra começar encapei a latinha (de nescau.. etc) com  tecido! Colando com cola quente! Tecidinho com a estampa de arvore.. super combinou!
As florzinhas!
Recorte fachas de tecidos com aproximadamente 11 cm de largura, os tamanhos podem variar, conforme seu gosto pro numero de pétalas...
Dobre as fachas de tecido ao meio e costure as duas bordas (laterais), depois de feito isso vire elas!
Se você preferir pode passar tecido.. eu prefiro não passar pra dar um acabamento mais fofinho.. (vai de gosto)
Recorte folhas, em feltro.. ou pode fazer em tecido. Para os cabinhos utilizei palitos de churrasco, cortados ao meio e não foi necessário encapar, pois não iriam aparecer! Dependendo da quantidade de flores (se forem poucas), encape pra um melhor acabamento.
 
Passe cola quente na pontinha do palito (já cortado) e cole bem na bordinha do tecido, como na foto! Depois de feito isso comece enrolado o tecido em volta (não precisar passar mais cola, somente no fim).
Vá girando e formando a rosinha, de acordo com seu gosto, franzindo mais ou menos o tecido. Pra finalizar cole um pinguinho de cola e estará pronta sua rosinha! Se preferir pode colar um pinguinho na parte superior pra arrematar!

 Passe bem a cola no feltro (folha) e cole já no acabamento da florzinha.. de uma dobradinha na folha pra ficar charmosa! Você pode fazer quantas quiser! Pra esse dois vasos fiz 22 flores de cada tom.. usando 11 em cada.. hehe
Pro vasinho!
Preenchi o vaso com folhas amassadas de revista... quando ficou na altura em que queria (aproximadamente 3 dedos na beirada) coloquei um pedacinho de espuma floral (comprada em lojas de artesanato). E a fixei na latinha com mais uns pedacinhos de folha, veja:
Espete as flores na espuma, dando forma ao seu vaso:
Após colocar todas as flores, (procure intercalar as cores..), acrescente ao vasinho o musgo verde (também comprado em lojas de decoração/artesanato), tomando o cuidado de esconder bem os cabinhos, caso você não tenha pintado como eu..
esta pronto seu vasinho de rosas!!!

Usar lembrancinha de casamento para Excelência também dá!!!!!

Idéia como fazer vazado da muito trabalho pode decorar com cola relevo colorida e colocar balinha de coco dentro!
Vou faze aqui acho que vai ficar legal!




Você precisa de



Cartolina acetinada
Lápis
Tesoura
Furador
Fita de cetim branca 00
Florzinha de cetim
Argolas douradas
Fita de organza
Estilete
Amêndoas confeitadas 17,5 cm por 19,5 cm por lembrancinha



20 cm por lembrancinha
4 por lembrancinha
2 por lembrancinha
40 cm por lembrancinha

quantidade necessária
Molde



Passos




1

Apóie o molde sobre a cartolina e risque o contorno com o lápis.


2

Recorte o desenho com a tesoura e, com o estilete, corte os detalhes internos das asas.
Faça um furo em cada extremidade.


3

Monte a bolsinha dobrando a cartolina nas linhas pontilhadas.
Passe a fita de cetim pelos furos.


4

Prepare um arranjo com vários laços sobrepostos, as quatro flores de cetim e as duas argolas douradas, que simbolizam as alianças dos noivos.
Cole esse arranjo sobre uma das faces da caixinha.
Encha o interior da caixinha com as amêndoas e feche dando os laços de cetim.



Importante

Para dobrar facilmente a cartolina sem rasgá-la, reforce as linhas ao dobrar, pelo lado interno, utilizando uma faca cega e sem serra.